quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

1º Acampamento

Um ótimo e importante blog de campismo nasceu recentemente do colega Leonardo. Além de relatos de suas experiências e acampadas, iniciou algumas seções específicas e pertinentes à prática. A postagem sobre o primeiro acampamento traz informações importantes para a primeira acampada e aquisição de equipamentos por parte dos novatos. Confira...


Muitos tem dúvidas e ao mesmo tempo curiosidade sobre a pratica do campismo. Alguns infelizmente julgam que acampar é sinônimo de passar apuros e desconforto, sendo que na maioria das vezes nunca passaram uma noite dentro de uma barraca.

Como já disse anteriormente, sou um campista mais exigente quanto ao conforto e quantidade de equipamentos levados ao camping, que para mim mesmo sendo um estilo de vida, jamais abro mão de ter tudo o que preciso sempre comigo. Sendo assim, gosto de acampar com meu carro e levo todo o equipamento necessário.
porta malas cheio (VW Fox), equipamentos ok... pé na estrada

Tenho observado que os campistas de primeira viagem são na maioria pessoas entre 15-15 anos, e que utilizam barracas emprestadas do tipo iglu, só que bem sucateadas (100% das vezes com alguma vareta quebrada), colchão inflável e em alguns casos, roupas de cama e alguma caixa térmica. Grande parte deste público costuma acampar no litoral na 1º viagem, assim começam os problemas...

Regiões litorâneas são propensas a chuva, e como as barracas estão mau cuidadas e sem proteção extra (lona ou gazebo), provavelmente sofrerão com goteiras dentro da barraca, e se o camping não possuir um sistema de drenagem, a área das barracas vai virar um mangue (sua barraca também). A falta de ventilador também dificulta muito as noites, e ao amanhecer, será impossível dormir até um pouco mais tarde devido ao calor. Uma caixa térmica também ajuda muito, você pode tomar aquela água gelada no meio da noite, e comer um pão com frios no café da manhã.

camping alagado (fonte: http://viagensfamiliasilva.blogspot.com.br)

Se for utilizar barraca de algum amigo/colega, procure montá-la em casa antes de viajar. Verifique se há furos no piso ou cobertura, e se as varetas estão todas ok. Limpe a barraca antes, ela pode estar com sujeira ou areia da última viagem. Também confira se os colchões infláveis não apresentam furos.
Leve apenas os equipamentos básicos na sua primeira acampada, conforme sua satisfação na viagem, nas próximas oportunidades você poderá cozinhar no camping.

barraca com vareta quebrada (fonte: http://blogdomontanhista.blogspot.com)


Fiz algumas listas para facilitá-lo, futuro amigo(a) campista:

VERIFICAR ANTES DE SAIR DE CASA

  • Barraca iglu
  1. lona e piso
  2. varetas
  3. limpeza
  4. telas e zíperes
  • Colchão inflável
  1. existência de furos
  2. bomba para inflá-lo
  • Ventilador (item pra mim essencial)
  1. tensão do camping (110V/220V), transformador
  2. extensão elétrica
  • Camping a visitar
  1. mapa/rota/trilha para chegar ao local, condições das mesmas
  2. estrutura básica do camping, referência de amigos ou internet (o guia do site Macamp é uma boa referência)
1º ACAMPADA, EQUIPAMENTOS MÍNIMOS
  • barraca em boas condições (preferência iglu)
  • colchão inflável e bomba
  • ventilador e transformador 110V/220V (essencial para locais quentes tipo praia)
  • extensão elétrica 5m
  • papel higiênico (nem todos campings fornecem)
  • panos de chão, tapetes ou capacho
  • lanterna a pilha ou recarregável
  • roupas de cama, produtos de higiene, roupas a sua escolha
  • caixa térmica (opcional, recomendável quando o camping é afastado do comércio)
Recomendo não cozinhar na primeira acampada, vá almoçar/jantar em restaurantes e bares próximos.

NO CAMPING:
  • Montar a barraca numa área plana, não alagadiça e afastada de árvores (galhos podem cair);
  • Se precisar de ajuda PEÇA, se te oferecerem ajuda simplesmente ACEITE. Campistas são muitos solidários e generosos uns com os outros, deixe seu orgulho em casa;
  • Não guarde objetos de valores dentro da barraca, deixe-os consigo ou no carro;
  • Não deixe a porta da barraca toda aberta, insetos podem entrar. Deixe o mosqueteiro fechado.
  • Não faça fogueira no camping, não suje o local e MUITO MENOS USE DROGAS NO CAMPING. Você poderá ser expulso do local, além de estragar a imagem do estabelecimento.
  • Não faça barulho nos horários de silêncio, escute sua música em volume baixo e respeite o espaço alheio;
  • Não grite, evite falar palavrões em voz alta. Há famílias com crianças também acampados, seja educado;
  • Jamais ligue carro de som no camping, pois todo campista verdadeiro odeia pessoas arruaceiras e baderneiras. Se você não vive sem isso, infelizmente o camping não é o seu lugar.
  • Faça amizades, una-se aos outros campistas! Com certeza conhecerá histórias incríveis, pois a troca de experiências e o bom humor são valores do campismo.
Com estas dicas, provavelmente sua 1º acampada será inesquecível e prazerosa, pois não vai passar apuros nem desconforto. A primeira vez sempre é uma viagem que gera ansiedade e preocupação, mas seguindo estes passos, tudo indica que voltará de viagem já planejando a próxima acampada.

amigos de viagem, camping ilha do mel, são sebastião-SP mar/08
O camping é simplesmente uma forma de hospedagem, sua casa temporária na viagem, portanto não fique o dia inteiro enfiado no camping ou na barraca, vá conhecer as atrações dos arredores. Ninguém viaja somente pra ficar dentro do hotel, no camping é a mesma coisa, salvo quando o mesmo não está dentro de um complexo de lazer.

CAMPING... UM ESTILO DE VIDA!!!
 

Campings Mapeados